Símbolos e a psique humana


Símbolos, tudo símbolos! Dizia Fernando Pessoa.

E o ser humano carrega a sua história e a da humanidade gravadas com símbolos em sua psique.

Símbolos e a psique humana

Símbolos e a psique humana


Os símbolos precedem a linguagem e a razão discursiva e revela aspectos profundos da realidade que não poderiam ser expressos por qualquer outro meio de conhecimento.

Cada ser humano carrega em si a história da humanidade e as marcas dessa história são gravadas com símbolos em sua psique.

Assim, os monstros e deuses do inconsciente são a herança psíquica da história da ser humano, desta forma, há uma mitologia abundante na psique do homem configurada através de símbolos.

O homem moderno é centralizado na razão e no conhecimento discursivo, mas tal atitude vem apresentando consequências desfavoráveis à sua psique como materialismo exacerbado, espiritualidade ausente ou distorcida e dogmatismo científico.

Além da razão há a imaginação e mais do que a consciência há o inconsciente na psique humana e a atuação unilateralizada na consciência e na razão é algo que impede a totalidade psíquica e torna o ser humano um alguém com atuação capenga diante da vida.

A esterilização da imaginação e o menosprezo do inconsciente geram um profundo desequilíbrio da psique humana que, por sua vez, faz com que a sociedade em que ele está inserido adoeça junto com ele.

Ter imaginação e vivenciar o inconsciente é uma riqueza interna que permite ao ser humano a expressão de sua totalidade psíquica.

Símbolos e a psique humana

A ciência e a realidade concreta não possuem meios para que esta riqueza seja vivida.

Arte, mitologia e espiritualidade são caminhos para que os símbolos façam parte do cotidiano humano.

A natureza simbólica da psique humana é constatada por sua presença na arte e nas religiões e hoje são os caminhos que este aspecto simbólico da psique encontrou para se expressar.

Os símbolos carregam em si esta possibilidade de enriquecimento psíquico e vivência da totalidade da psique humana.

Imagens, símbolos e mitos não são devaneios da psique humano, ao contrário, é o modo da psique lidar e expressar o significado nu, profundo e essencial de suas vivências, conteúdos e significados atribuídos.

Fernando Pessoa

Símbolos. Tudo símbolos

Se calhar, tudo é símbolos…

Serás tu um símbolo também?

Paulo Rogério da Motta


Veja também…: Zodíaco surrealista de Johfra