O processo de individuação


O processo de individuação é o maior objetivo do self e, por consequência, a meta maior da psique.

Mas são poucos os que trilham este caminho deliberadamente.


Vídeo: O processo de Individuação


O processo de individuação

O processo de individuação consiste na situação em que o ego tem contato com as camadas profundas da psique e atua de forma que o ego veja o self como o centro da psique.

O processo de individuaçãoApesar de ser a individuação um processo natural concernente a todos, destaco que tal afirmação se baseia na individuação como algo latente em todos, mas para a realização deste processo, o ego precisa tomar consciência do self.

Ter contato com as camadas mais profundas da psique é uma situação que demanda intensa tensão e somente um ego estruturado pode suportar tal situação.

O movimento do ego em torno do self é o que Jung chamou de “circum-ambulação”, ou seja, o movimento do ego circular em torno do self.

O movimento do ego em torno do self possibilita que a pessoa tenha uma consciência mais intuitiva e conceba propósitos que transcendem os apelos do mundo externo.

Assim, toda experiência de vida se torna uma experiência do self.

Compreenda-se que poucos trilhem deliberadamente o caminho da individuação, ainda assim, a individuação é um fator pertencente à trajetória de qualquer pessoa.

A influência do processo de individuação é sempre presente, mesmo havendo quem desconheça e/ou evite o processo de individuação.

O desconhecimento ou a negação do processo de individuação não impedirá que sua influência ocorra, pois mesmo que a consciência desconheça ou negue a individuação, ela, mesmo assim, permeará a atuação na vida do indivíduo de maneira inconsciente.

Porém, trata-se de uma influência arquetípica, com a ressalva de que o indivíduo mesmo sob influência do processo de individuação não é necessariamente alguém individuado, pois carece nele a consciência de si mesmo, sendo, portanto, alguém individualizado, mas não individuado ou sendo mais correto “em individuação”.

Enfim, a individuação deliberada é para poucos, como dito, mas a influência do processo de individuação é para todos, afinal, este é o maior objetivo do self e, por consequência, a meta maior da psique.

O processo de individuação

Paulo Rogério da Motta