O ser humano na Psicossíntese

A Psicossíntese é uma escola de psicologia criada pelo psiquiatra italiano Roberto Assagioli que faz uma abordagem em que psicologia e espiritualidade convergem para oferecer um caminho para o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade.

Para uma definição mais aprofundada de Psicossíntese leia o artigo anteriormente publicado: O que é Psicossíntese?

O ser humano na Psicossíntese

Como é visto o ser humano na Psicossíntese?


O ser humano na Psicossíntese é visto como alguém singular que está em constante desenvolvimento e com potencialidades latentes, sendo a vida o palco para seu crescimento e um campo de ação em que cada movimento carrega significados.

Desta forma, o ser humano é alguém que está sempre procurando algo na vida.

O ser humano na Psicossíntese é alguém que invariavelmente se vê diante de situações em que tem que se confrontar com escolhas e decisões, o que, inevitavelmente, o faz ser responsável por suas ações.

Consequentemente, os valores são enfatizados, pois estes direcionam a ação do indivíduo na vida.

Os valores pautam seu desenvolvimento e podem ser estéticos, religiosos, éticos, espirituais; isto é; são valores que promovem profundidade à vida humana, bem como, uma atuação séria e responsável acaba por ser um meio de dar significado à vida.

Essa responsabilidade de viver e de se desenvolver culmina na necessidade de se ter uma consciência clara e equilibrada, o que faz com que o ato da vontade seja primordial para que o ser humano conduza sua vida ao invés de ser induzido pelas situações da vida.

Esse protagonismo proposto pela Psicossíntese ao ser humano se dá pelo autoconhecimento e consciência das suas motivações.

O autoconhecimento propicia ao indivíduo a ciência de sua unicidade e o reconhecimento de suas motivações é a obtenção de um mapa para a sua caminhada de vida, afinal, são estas que direcionam suas escolhas e decisões.

Paulo Rogério da Motta