O que é Psicofisiologia?


O que é Psicofisiologia

O que é Psicofisiologia?

A Psicofisiologia trata das questões da psicologia que relacionam o comportamento com as bases biológicas.

Psicofisiologia, portanto, é o ramo biológico da psicologia que estuda as relações mentais e as funções físicas.

A Psicofisiologia procura o entendimento da relação corpo-mente e dos processos psíquicos com os fisiológicos.

Pode-se dizer que a Psicofisiologia surgiu a partir de Wilhelm Wundt, considerado o fundador da psicologia ao estabelecer em 1879 o primeiro laboratório psicológico, sendo objetos de estudos de Wundt as sensações e as percepções.

Porém, o método de estudo de Wundt era o da introspecção, sendo assim muito subjetivo.

Outro passo para a elaboração da Psicofisiologia foi o Behaviorismo (movimento nascido como reação ao método de introspecção e também à psicanálise), principalmente por parte do russo Pavlov que estabeleceu as correlações entre funções psíquicas e atividades cerebrais.

O que é Psicofisiologia

A Psicofisiologia avança a passos largos, pois o avanço que vem ocorrendo com as Neurociências é bastante significativo e as constantes descobertas destas áreas impressionam e proporcionam a possibilidade de sistematização das informações.

A sistematização das informações associando o comportamento ao sistema nervoso e endócrino Faz com que a psicologia encontre sustentação científica para questões subjetivas.

O risco da ideia de dominação do corpo sobre a mente é existente e o meio psicológico precisa estar atento para que a Psicofisiologia não enquadre o ser humano como uma máquina pensante movida por alterações bioquímicas.

Fundamental que a Psicofisiologia agregue e não que unilateralize conceitos no campo de conhecimento da psicologia.

A Psicofisiologia precisa caminhar de tal maneira que Psicologia e Fisiologia sejam campos de conhecimento que se complementem e ofereçam a visão do ser humano como uma totalidade em que todos os aspectos da sua natureza são tidos como significativos.

Desta forma, a psicologia fisiológica vem a ser uma área de grande objetividade afinada com o rigor científico e ao estudar as bases neurofisiológicas do comportamento vem a ser um complemento para a subjetividade peculiar da psicologia.

Paulo Rogério da Motta