O que é individuação?


Para na prática se saber o que é individuação há que se fazer uma jornada interior.

E a individuação é caminho e não um alvo.

Saiba mais sobre a busca de si mesmo!

O que é individuação

O que é individuação?


Mas, o que é individuação?

O que é individuaçãoA individuação é um processo que o ser humano realiza no transcorrer de sua vida no sentido de se tornar um ser completo, completude que nasceu para ser, ou seja, há no ser humano uma potencialidade inata para a completude, de se tornar um ser total.

A individuação é caminho e não um alvo.

Assim, a individuação, por se tratar de um processo e busca configura-se como uma senda psíquica que o homem trilha em sua vida para realização da sua potencialidade de totalidade.

Uma analogia do processo de individuação é a larva que tem dentro de si a “possibilidade” de tornar-se o que potencialmente é: uma borboleta.

A influência do processo de individuação é sempre presente, mesmo havendo quem desconheça e/ou evite o processo de individuação.

Apesar de ser a individuação um processo natural concernente a todos, destaco que tal afirmação se baseia na individuação como algo latente em todos, mas para a realização deste processo o ego precisa tomar consciência do self.

Individuação e coletividade formam um par de opostos, o que, muitas vezes, faz com que o self busque um caminho psíquico divergente de outros aspectos da psique e cause conflitos, por exemplo: muitas vezes a vontade do self é diferente da vontade do ego, desta forma, surge então o conflito entre o processo de individuação proposto pelo self e o egoísmo desejado pelo ego.

Sobre isso fala Jung:

“[…] o processo de individuação é, psiquicamente, um fenômeno-limite que necessita de condições especiais para se tornar consciente. Talvez seja a primeira etapa do caminho de uma longa evolução que deve ser percorrida por uma humanidade futura […].” (Carl Gustav Jung; A natureza da psique, § 431).

A individuação busca a totalidade psíquica do ser humano num processo de integração dos diversos componentes psíquicos, afim de que a busca de si mesmo culmine numa equação que todos os componentes da psique tenham seu espaço e possibilidade de existência.

Individuação é a busca da totalidade que há no ser humano.

Totalidade que é sua por direito, pois é sua essência e centro.

Paulo Rogério da Motta


Vídeo: O processo de individuação