O que é Arteterapia?

Saiba o que é arteterapia sob a ótica da psicologia junguiana e perceba por que Jung e Nise da Silveira viam na arte um caminho para a cura e a busca de si mesmo.

O que é arteterapia

O que é Arteterapia?


A resposta da questão: “o que é arteterapia?” é dada pela psicóloga e arteterapeuta Janaína Soares.

Você também pode conferir outro artigo sobre arteterapia da psicóloga Janaína Soares no blog Euniverso: Conhecendo a Arteterapia e a Si Mesmo.

Outra sugestão é o artigo aqui em Psicologia Profunda: Imagens do Inconsciente – No reino das mães. Um artigo com o documentário com o trabalho de Nise da Silveira utilizando a arteterapia no caso de Adelina Gomes.

Mas vamos à questão: O que é arteterapia?

A Arteterapia é um trabalho terapêutico que atua diretamente com os símbolos, onde, se utiliza das imagens geradas em expressões artísticas para que o cliente e o terapeuta consigam ter acesso ao seu universo imaginário. 

É possível chamar por Arteterapia os tratamentos psicológicos em que se prioriza a utilização de expressões criativas como música, dança, teatro, atividades plásticas, pintura, modelagem, desenho, mascaras, gravuras entre outros, para ajudar no desenvolvimento pessoal e criativo do indivíduo. 

Quando a arte é colocada no processo terapêutico torna-se possível revelar a riqueza inconsciente das pessoas.

Sua linguagem simbólica faz da arte um valioso instrumento para acessar a alma humana.

Todo ser humano carrega em sua essência a capacidade de se comunicar através da arte.

Quando a obra de arte está pronta ela é imposta ao autor, adquirindo sua própria forma.

A Arteterapia ajuda o individuo em sua decifração de mundo interno, isso porque ele irá se deparar com as imagens e a energia psíquica que se configura através da arte.

Quando o cliente consegue compreender as formas simbólicas expressas por seu inconsciente ele toma consciência destes conteúdos, ocorre um encontro do que é emoção e do que é concreto, afinal, as fronteiras que os separa não são intransponíveis, elas se permeiam no dia-a-dia e as atividades artísticas e criativas podem ser um canal de comunicação entre tais conteúdos.

O que é arteterapia

O que é Arteterapia na abordagem junguiana?

O que é arteterapiaA arteterapia com abordagem junguiana tem o objetivo de oferecer suportes materiais para ajudar no processo de fluir da energia psíquica, fazendo-a ser colocada de maneira simbólica nas criações expressivas, as quais ajudarão na ativação e realização do contato entre consciente e inconsciente.

Desta forma o cliente terá uma construção interna mais completa e aos poucos irá se estruturando e colocando seus sentimentos nos lugares corretos e administrando sua vida de forma mais saudável, lidando melhor com as dificuldades naturais do ser humano.

A arteterapia, sob o olhar da psicologia junguiana vê no ser humano uma tendência natural para a organização e trata o processo terapêutico através da arte como uma forma de melhorar e ajudar o desenvolvimento desta tendência onde o fazer simbólico faz parte do processo de autoconhecimento e transformação.

Quando se usa a arte de forma terapêutica cria-se um facilitador para expressar as emoções, sendo assim, a arteterapia é uma maneira de confrontar-se com imagens sombrias.

O fazer artístico ajuda a desenvolver a imaginação de forma livre ajudando o individuo a participar concretamente do conteúdo imaginado e conteúdos que antes estavam inconscientes por serem difíceis e doloridos de lidar tornando-os assim mais familiares.

A arte ajuda a diminuir a carga emocional deste conteúdo e facilita a sua decodificação e reorganização interna e o individuo tem a oportunidade de reconstruir a realidade.

A expressão criativa ajuda o individuo a transformar suas emoções em imagens, o que naturalmente facilita o processo de desenvolvimento psíquico.

O fazer artístico ajuda na integração da personalidade através das técnicas e práticas expressivas transformando em concretos os conteúdos internos projetados e permitindo sua identificação, devolvendo assim à personalidade sentimentos que antes não existiam, dando ao indivíduo a oportunidade de olhar para si mesmo.

O mais importante na vida é o próprio viver, ver as cores do mundo através da alma, olhar o que há de melhor e mais belo em si e no outro.

O fazer artístico transforma, revela e desvenda mistérios da alma.

É possível transformar vidas através da arte, afinal expressar-se e usar a criatividade é algo inato ao ser humano.

Uma bela pintura ou o dançar ou ouvir música pode levar-nos a outro lugar mágico e surpreendente, belo e transformador.

A arte tem o poder de deixar a vida mais leve e pode levar a um encontro com a própria alma.

A Arteterapia tem esse objetivo, fazer com que, através da arte e da expressão criativa uma pessoa possa ir além e, assim, ter um encontro único e inesperado, um encontro consigo mesmo.

Janaina Soares

Acompanhe a psicóloga e seu trabalho aqui:

Facebook

JNS Psicologia – Blog

O que é arteterapia