O Inconsciente Pessoal

O inconsciente na Psicologia Analítica compreende o Inconsciente Coletivo e o Inconsciente Pessoal.

O Inconsciente Coletivo será tema de nosso próximo artigo.

O Inconsciente Pessoal
O Inconsciente Pessoal

O que é e como é o Inconsciente Pessoal?


O Inconsciente Pessoal consiste em experiências que anteriormente foram conscientes, porém agora se encontram reprimidas pela não aceitação do ego.

Também no Inconsciente Pessoal estão as experiências que foram esquecidas e, também, as experiências passadas que foram fracas demais para deixar uma impressão no indivíduo.

É a camada superficial do inconsciente e mais próxima da consciência e, portanto, adjacente ao ego.

O Inconsciente Pessoal

Os Complexos


Quando conteúdos ou ideias carregados de emoção se aglomeram ou agrupam no inconsciente pessoal surge o que Jung chamou de complexo.

Então, o que são os Complexos?

Os complexos são conteúdos psíquicos carregados emocionalmente que passam a atuar na psique como fragmentos a ponto de terem existência autônoma e até de interferirem na vontade e no desempenho da psique.

A linha tênue que separa a consciência do inconsciente pessoal pode ser comprovada pelo próprio ego que é um complexo.

Para uma melhor assimilação do que são os complexos sugiro a ideia de que são personalidades menores dentro da personalidade total.

Os complexos, por serem dotados de energia emocional possuem força própria e podem interferir ou até controlar pensamentos e comportamentos.

No inconsciente pessoal estão os conteúdos de fácil acesso à consciência e que ficam à disposição desta para serem usados quando necessário.

Por exemplo: uma pessoa aprendeu a dirigir automóveis, mas no momento não está dirigindo um, então todo o conhecimento para dirigir automóveis fica no inconsciente pessoal à espera do momento em que a pessoa for novamente dirigir.

A memória, que é uma função da consciência, é o processo de trânsito de conteúdos do inconsciente pessoal para a consciência.

O ego, quando suficientemente estruturado, é o agente da consciência que articula o trânsito dos conteúdos inconscientes para a consciência.

Paulo Rogério da Motta


Vídeo: O que é Inconsciente pessoal?


Mais de Estrutura da Psique