Funções Irracionais

O que significa Funções Irracionais?

Dicionário Junguiano: Apreendem a situação diretamente. São as funções Sensação e Intuição.

Funções Irracionais – Dicionário Junguiano

Dicionário Junguiano

Funções Irracionais


Os Tipos Psicológicos de Jung não tem o propósito de enquadrar alguém e determinar ao indivíduo um destino que não pode ser alterado.

Por isso a expressão “irracional” não deve ser vista como adjetivo para aqueles em que predominam as funções irracionais.

Além da orientação da energia psíquica nas atitudes de extroversão e de introversão, Jung conceituou quatro funções da consciência:

  • Sentimento
  • Sensação
  • Pensamento
  • Intuição

Jung dividiu as quatro funções em dois grupos:

  • Funções Racionais
  • Funções Irracionais

Jung chama a função predominante de “função superior” e a oposta, a que é utilizada com menor frequência, de “função inferior”.

Vale dizer que todos possuem as quatro funções, porém uma função é utilizada com maior frequência.

Isto faz com que, em razão da especialização que o indivíduo adquire nesta função, esta se torna a função principal e com ela obtém melhores resultados na vida.

Mas a atuação unilateral, se por um lado especializa o indivíduo em uma função, ao mesmo tempo empobrece suas possibilidades, pois uma única função não é sempre a mais adequada a todo tipo de situação de vida.

A atuação unilateral vitaliza uma função e desvitaliza as demais e isto gera efeitos, como salienta Jung.

Elas podem ser privadas de libido mesmo por um longo período de tempo, mas, no final, acabam por reagir. (Carl Gustav Jung; Tipos Psicológicos – § 502).

Há que se ter o desenvolvimento de todas as funções psicológicas, mesmo que uma seja a mais utilizada.

Sensação e intuição formam um par de opostos e foram denominadas por Jung de Funções Irracionais.

Para que a sensação prevaleça a intuição será relegada, ao passo que para que a intuição prevaleça a sensação será relegada.

A função mais utilizada será, portanto, a mais consciente.

Funções Irracionais – Dicionário Junguiano

Para uma orientação completa, todas as quatro funções devem contribuir igualmente: […] a sensação deve nos transmitir a realidade concreta através da visão, da audição, do gosto, etc., e a intuição deve capacitar-nos a adivinhar as possibilidades ocultas no fundo das coisas, uma vez que também essas pertencem ao quadro completo de uma dada situação. (Carl Gustav Jung; Tipos Psicológicos – § 900).

Jung chama essas duas funções: sensação e intuição, de Funções Irracionais, devido ao fato de apreenderem a situação diretamente, sem a mediação de um julgamento ou avaliação.

Paulo Rogério da Motta