Freud: Análise de uma mente


Quando temos contato com a história de vida de Freud estamos, ao mesmo tempo, contando a história da Psicanálise. “Freud: Análise de uma mente” é um documentário que conta estas histórias.

Freud - Análise de uma mente


Sigmund Freud

Freud nasceu em 06 de maio de 1856, na pequena cidade de Freiberg, na Moravia, atual Eslováquia.

Seu nome completo é Schlomo Sigismund Freud.

A história de Freud é a história de alguém com intensa genialidade e que precisou enfrentar inúmeros obstáculos.

Judeu numa época antissemita e a elaboração de uma psicologia baseada na sexualidade foram caminhos para que os obstáculos aparecessem e para que sua genialidade se apresentasse ao mundo.

Freud em sua história de vida foi escorraçado como judeu, ridicularizado por suas ideias baseadas na sexualidade, porém, hoje é considerado um dos principais nomes da história humana.

Atualmente Freud é glorificado pela criação da psicanálise.

É sobre Freud e sua obra que trata o documentário: Análise de uma mente.


O documentário: Análise de uma mente

Este documentário explora a vida de Sigmund Freud, através da análise de detalhes de sua personalidade e de suas relações familiares, desde sua infância, que inspirou muitas de suas ideias, até sua fama mundial.

Recorre a variado material biográfico, artigos pessoais, cartas, diários, fotografias e imagens raras.

Vídeo: Freud: Análise de uma mente


Ficha técnica

Sinopse

Quando o doutor Sigmund Freud começou a perguntar aos pacientes sobre os sonhos deles, seus colegas de Viena tacharam-no de louco.

No entanto, poucos sabiam que muitas de suas percepções mais perturbadoras e revolucionárias eram fruto de uma auto-análise, pois ele mesmo tinha várias neuroses.

Persistindo nas indagações, seguiu os sonhos até suas raízes, o inconsciente. Ao fazê-lo, inventou a psiquiatria moderna.

Produzido pelo BIO. THE BIOGRAPHY CHANNEL, Freud: análise de uma mente revela detalhes da vida e da psique do pai da psicanálise.

O documentário traz ainda trechos do único relato em vídeo que Sigmund Freud gravou, aos 81 anos, falando sobre sua carreira.

Título: Freud: Análise de Uma Mente

Duração: 47 minutos


Veja também:

Freud – Vida e Obra