Enantiodromia


O que significa Enantiodromia?

Dicionário Junguiano: Consiste em passar para o outro lado, ir para o oposto. O fluir da energia em um movimento pendular…

Enantiodromia – Dicionário Junguiano

Dicionário Junguiano

Enantiodromia


Da filosofia de Heráclito: tudo o que existe se transforma em seu contrário: esta é a norma que governa os ciclos naturais, ou seja, o que está acordado, dorme; o frio sucede o calor, etc..

O velho Heráclito, que era realmente um grande sábio, descobriu a mais fantástica de todas as leis da psicologia: a função reguladora dos contrários. Deu-lhe o nome de enantiodromia (correr em direção contrária), advertindo que um dia tudo reverte em seu contrário. (Carl Gustav Jung; Psicologia do Inconsciente – § 111).

Enantiodromia consiste em “passar para o outro lado, ir para o oposto”.

Há na enantiodromia o fluir da energia em direção ao oposto, em um movimento pendular.

Este fenômeno característico ocorre, praticamente, sempre que uma tendência extremada e unilateral domina a vida consciente; com o tempo, surge uma contraposição igualmente poderosa, que, a princípio, inibe o desempenho consciente e, subsequentemente, rompe o controle consciente. (Carl Gustav Jung; Tipos Psicológicos – § 709).

A enantiodromia faz com que aconteça um deslocamento psíquico.

Exemplo: uma pessoa reconhecidamente serena tem um acesso de fúria.

Só escapa à crueldade da lei da enantiodromia quem é capaz de diferenciar-se do inconsciente. Não através da repressão do mesmo — pois assim haveria simplesmente um ataque pelas costas — mas colocando-o ostensivamente à sua frente como algo à parte, distinto de si. (Carl Gustav Jung; Psicologia do Inconsciente – § 112).

A enantiodromia pode ser muito útil no processo terapêutico, pois possibilita que o terapeuta antecipe certos movimentos da psique de seu cliente.

É comumente associada à quadros agudos de neurose, como também pode ser o anúncio  do surgimento de algo novo na personalidade do indivíduo.

Devo porém ressaltar que o grande Plano segundo o qual é construída a vida inconsciente da alma é tão inacessível à nossa compreensão que nunca podemos saber que mal é necessário para que se produza um bem por enantiodromia, e qual o bem que pode levar em direção ao mal. (Carl Gustav Jung; Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo – § 397).

Enantiodromia – Dicionário Junguiano

Paulo Rogério da Motta


Veja também…

Vídeo: O que é Energia Psíquica?