O desenvolvimento da personalidade no Espiritismo

O desenvolvimento da personalidade no Espiritismo é mais um artigo da série psicológica Joanna de Ângelis.

Tornar-se o ser que evolui e conhece a si mesmo.

O entrelaçamento do espiritual com o psicológico.

O desenvolvimento da personalidade no Espiritismo

O desenvolvimento da personalidade no Espiritismo


Aula Anterior:

A estrutura da psique no Espiritismo


O que faz o homem ser diferente de qualquer outra criatura é o fato dele ser “pessoa” em constante processo de “poder tornar-se pessoa”.

Quem o ser humano pode vir a ser pode ser algo bem diferente de quem ele é hoje.

Desta maneira, surge a possibilidade e liberdade de tornar-se o tipo de pessoa que se quer ser e que enseja a ideia da formação e transformação em constante andamento.

Mais do que impulsos e instintos o ser humano possui a liberdade e a possibilidade de fazer escolhas e isto o faz singular diante de todas as outras formas de vida.

O desenvolvimento da personalidade humana consiste numa relação que seja gradativamente cada vez mais reflexiva e amorosa, seja consigo mesmo, seja com os outros.

A psicologia exerce um papel de a investigação (teoria) e o auxílio na promoção (prática) desse ideal do ser humano.

O homem atualmente carece de uma maior consciência de si mesmo, pois se acostumou com as superficialidades e com o funcionamento mecânico da natureza.

O ser humano moderno tende a ter uma visão limitada que se torna obstáculo para o conhecimento de si mesmo e, desta forma, não consegue a integração de sua personalidade.

Em consequência disso, vive a desarmonia entre alma e personalidade, que também pode ser designada como uma desarmonia entre a consciência espiritual e a autoconsciência.

A psicologia quando atua de forma profunda cumpre esse papel de integração da totalidade humana e de autoconhecimento e acaba, por consequência, a promover a finalidade espiritual de evolução.

Cabe à psicologia o papel de auxiliadora do homem no conhecimento integral de si mesmo e isso só é pleno quando acontece a integração de todos os aspectos que compõem a natureza humana.

O desenvolvimento da personalidade no espiritismo contempla o ser humano em sua totalidade, ou seja, a espiritualidade é concebida como parte da natureza humana.

Boa aula!

Paulo Rogério da Motta


Vídeo: A Estrutura da Psique III