A contação de histórias para crianças

A contação de histórias pode ser uma ótima ferramenta para a educação e um excelente recurso terapêutico.

A criança possui um um mundo rico e sensível dentro de si.

Para auxiliar a criança  é preciso entrar neste mundo!

A contação de histórias para crianças

Escolhendo a história


Para entrar no universo da criança são necessários alguns recursos especiais, e a contação de histórias é uma maneira bem eficaz de chegar a esse objetivo.

A contação de histórias tem que prender a atenção da criança procurando entrar em seu mundo com muito cuidado e compreensão.

Por isso a história deve ser muito bem escolhida!

E a empatia é fundamental para a escolha da história.

Empatia é a tendência para sentir o que sentiria outra pessoa caso se estivesse na situação experimentada por ela.

O óbvio cabe aqui: todo adulto já foi criança. Este é o caminho da empatia tão necessária para a escolha da historia.

Lidar com crianças e seus sentimentos exige muita sensibilidade e criatividade, e isso é possível quando o adulto consegue se colocar no lugar da criança respeitando a sua forma de ser e buscando a interação com a criança no universo que ela faz parte.

Para chegar ao íntimo das crianças é necessário conhecer seu mundo e buscar uma linguagem que se adeque à criança e ao seu modo de pensar, ver e sentir o mundo.

A contação de histórias propicia tudo isso!

A contação de histórias para crianças

A contação de histórias para crianças


Uma das maneiras mais eficazes para tocar uma criança é através de histórias, pois esse método está diretamente ligado ao mundo da criança, atinge não só o pensamento, mas principalmente a imaginação.

Através da contação de histórias é possível atingir a criança sem invadir sua privacidade, pois ela poderá se colocar no lugar de um personagem, viver e elaborar seus sentimentos mais profundos de maneira muito rica, complexa e sutil.

Seria o mesmo que os adultos fazem através de música, teatro ou poesia. E é simbolizando o mundo interior que se consegue elaborar os sentimentos de maneira satisfatória e saudável.

Através da contação de histórias é possível levar a criança ao mundo mágico da sua própria imaginação e a partir daí ela mesma vai conseguir identificar e aprender a lidar com suas emoções mais profundas.

A contação de histórias pode assim ser uma ótima alternativa para a educação e também é um rico recurso terapêutico, pois é possível lidar com as emoções da criança sem ser invasivo e isto porque a história pode falar de problemas emocionais da criança sem invadir sua intimidade.

Através desse método, é possível que a criança entenda e sinta as coisas com mais clareza e de uma maneira agradável, sentindo-se então compreendida.

Desta forma, como recurso terapêutico é uma maneira profunda de descrição do mundo da criança e a contação de histórias é capaz de alcançar as imagens de seu mundo infantil e seus sentimentos.