Constelar


O que significa Constelar?

Dicionário Junguiano: Expressão utilizada ocasionalmente por Jung associada à ativação de conteúdos psíquicos…

Constelar – Dicionário Junguiano

Dicionário Junguiano

Constelar


Constelar é uma expressão utilizada inúmeras vezes por Carl Gustav Jung.

Constelar - Dicionário Junguiano

Diferente é o que se passa no domínio dos processos psíquicos complicados, onde a disposição da experiência não conhece limitações das possibilidades definidas e conhecidas. Aqui, onde estão ausentes as salvaguardas propiciadas por uma determinação de fins específicos, emergem, em contrapartida, possibilidades ilimitadas que, às vezes, dão origem, já desde início, a uma situação de experiência que chamamos constelação. (A natureza da psique – § 198).

Constelar, no sentido utilizado por Jung, significa “ativar”.

Jung explica:

Este termo exprime o fato de que a situação exterior desencadeia um processo psíquico que consiste na aglutinação e na atualização de determinados conteúdos. (A natureza da psique – § 198).

Constelar – Dicionário Junguiano

Constelar diz respeito, então, à associação de padrões de reação.

É quando algo externo faz com que conteúdos psíquicos sejam ativados mediante o agrupamento de conteúdos já existentes ou que sejam atualizados com novos conteúdos.

A expressão “está constelado” indica que o indivíduo adotou uma atitude preparatória e de expectativa, com base na qual reagirá de forma inteiramente definida. A constelação é um processo automático que ninguém pode deter por própria vontade. (A natureza da psique – § 198).

O conteúdo psíquico constelado possui autonomia, por isso, Jung também o utilizou algumas vezes para se referir aos complexos.

Esses conteúdos constelados são determinados complexos que possuem energia específica própria. Quando a experiência em questão é a de associações, os complexos em geral influenciam seu curso em alto grau, provocando reações perturbadas, ou provocam, para as dissimular, um determinado modo de reação […]. (A natureza da psique – § 198).

Constelar, desta forma, significa ativar e conteúdos constelados são aqueles com energia própria suficiente para provocar reações involuntárias no indivíduo.

Paulo Rogério da Motta


Veja também…

Vídeo: O que significa Energia Psíquica?