Busca de perfeição e evolução espiritual

A busca de perfeição é propósito de quem trilha a senda espiritual.

No trilhar da senda um processo psíquico é fundamental: a conscientização.

Busca de perfeição e evolução espiritual

Busca de perfeição e evolução espiritual


A evolução espiritual consiste num processo que não é exclusivo do ser humano e, no tocante ao propósito, consiste numa busca de perfeição.

De acordo com Irving Cooper, na obra: Teosofia simplificada, a evolução espiritual se baseia no avanço:

[…] de um estágio menos perfeito para outro mais perfeito. A perfeição definitiva não é jamais alcançada, pois a perfeição definitiva é Deus […].

Sendo assim, cada criatura trilha a senda da evolução para alcançar a perfeição que lhe cabe dentro de seu estágio de desenvolvimento e após tal estágio ter sido alcançado surge uma nova meta, ainda mais elevada, à sua frente.

A evolução espiritual do homem, por isso, consiste no processo constante de expansão da consciência até o homem perceber-se como um ser espiritual em comunhão com a divindade de quem foi originado.

Geoffrey Hodson, na obra: A senda para a perfeição, afirma que alguns já alcançaram sucesso na senda espiritual e os intitula de Super-homens que foram homens que:

[…] eras atrás despertaram para a Busca […]. Tornar-se semelhante a eles é a recompensa certa de os que, com sucesso, trilham a Senda da Santidade, a Senda para a Perfeição.

A evolução espiritual, então, tem origem a partir de uma divindade e seu propósito é a comunhão com a divindade.

Sobre esse contato com o divino, Daniela Benzecry, na obra: Drogadição, a recuperação em A.A. e N.A. e a espiritualidade – à luz da psicologia de C. G. Jung, conceitua que:

[…] o sagrado pode ser vivido, mas não explicado, pois abrange dados irracionais e não há como contê-los em palavras nem exprimi-lo numa lógica racional. Há que se aceitar o mistério para viver o sagrado.

Assim, é possível perceber que a conscientização buscada não deve ser entendida como um processo de racionalização e sim como um processo de percepção, apreensão e compreensão intuitiva obtida pelas experiências do e no próprio indivíduo.

Segundo Charles W. Leadbeater, na obra: Os mestres e a senda, a perfeição vem a ser a busca de uma vida em que aquele que trilha a senda de evolução:

[…] deve esforçar-se em duas diretrizes: o aperfeiçoamento de seu caráter e trabalho definido em benefício dos demais.

Desta forma e por fim, o sendeiro almeja a busca de perfeição num processo de autodesenvolvimento ético agregando a isso o propósito fraterno de auxiliar os demais num constante processo de conscientização cujo propósito maior é a comunhão com a divindade de quem foi originado.

Busca de perfeição e evolução espiritual

Paulo Rogério da Motta